Chuchus da minha horta, conforme falado em sala de aula, favor copiar esta matéria no caderno, pois estamos fazendo o Projeto da Copa em sala!
Na próxima aula irei vistar os cadernos e explicar a matéria.
Esta matéria CAIRÁ NA PROVA E NO PROVÃO!
Força, é só um pouquinho.
Beijos Profª Camila Matos
______________________________________________________________________
- MODELO THOMPSON
1903: novo modelo atômico
Para Thompson, o átomo era uma esfera de carga elétrica positiva "recheada" de elétrons de carga negativa. Esse modelo ficou conhecido por derrubar a ideia de que o átomo é indivisível e introduz a natureza elétrica da matéria.
O modelo Thompson explica alguns fenômenos como a corrente elétrica, eletrização por atrito, formação de íons e as descargas elétricas em gases.
- MODELO RUTHERFORD
1911
Ele pegou um pedaço do metal polônio (Po) que emite partículas alfa α e colocou em uma caixa de chumbo com um pequeno orifício. As partículas alfa atravessam outras placas de chumbo através de orifícios em seu centro. Depois atravessam uma lâmina muito fina de ouro.
A partir deste experimento, concluiu que:
- o átomo é um enorme vazio
- o átomo tem um núcleo muito pequeno
- o átomo tem núcleo positivo, já que partículas alfa desviavam algumas vezes
- os elétrons estão ao redor do núcleo para equilibrar as cargas positivas.
Agora sabe-se que no núcleo do átomo há prótons e nêutrons e na eletrosfera há elétrons.
p = +1
n = 0
e = -1
- MODELO BOHR
Continuou a pesquisa do Rutherford
Separou em níveis de energia.
Cada elétron possui sua energia
Bons estudos!